Estamos falando apenas de um progama infantil com audiência de mais ou menos 1 milhão de casas e transmitido em 103 países. Quem? Lazy Town, progama aqui no Brasil passado pelo canal de TV a Cabo Discovery Kids, onde hoje é seu simbolo de propagandas.
Mas, para os fãs de plantão, talvez por essa vocês não esperavam: Sportacus é o dono e criador do progama!
Mas, para os fãs de plantão, talvez por essa vocês não esperavam: Sportacus é o dono e criador do progama!
É na longínqua e gelada Islândia, que Sportacus, ou Magnus Scheving, de 42 anos produz, dirige e protagoniza um dos mais caros e bem-sucedidos programas infantis da atualidade.
A série tem as gravações realizadas em um estúdio de 5.000 m2 em Gardabaer, próxima à capital da Islândia, um país com cerca de 300 mil habitantes (aproximadamente a população de Jundiaí, na Grande SP). A produção usa tecnologia digital de ponta e envolve investimento milionário e inimaginável no mercado brasileiro.
Cada episódio custa entre o equivalente a R$ 2,8 milhões e R$ 3,73 milhões. O orçamento de apenas dois deles já seria suficiente para produzir um longa-metragem infantil dos mais caros no Brasil.
Outra comparação: cada capítulo do "Cocoricó" (TV Cultura), uma das raras produções infantis atuais no país, custa R$ 45 mil --ou seja, um "Lazy Town" pagaria 83 "Cocoricós".
O sucesso de "Lazy Town" --mistura de animação, fantoches e atores-- tem duas explicações básicas: a alta qualidade técnica dos episódios e o conteúdo focado no combate à obesidade e ao sedentarismo infantis, problemas considerados graves inclusive no Brasil.
A série tem as gravações realizadas em um estúdio de 5.000 m2 em Gardabaer, próxima à capital da Islândia, um país com cerca de 300 mil habitantes (aproximadamente a população de Jundiaí, na Grande SP). A produção usa tecnologia digital de ponta e envolve investimento milionário e inimaginável no mercado brasileiro.
Cada episódio custa entre o equivalente a R$ 2,8 milhões e R$ 3,73 milhões. O orçamento de apenas dois deles já seria suficiente para produzir um longa-metragem infantil dos mais caros no Brasil.
Outra comparação: cada capítulo do "Cocoricó" (TV Cultura), uma das raras produções infantis atuais no país, custa R$ 45 mil --ou seja, um "Lazy Town" pagaria 83 "Cocoricós".
O sucesso de "Lazy Town" --mistura de animação, fantoches e atores-- tem duas explicações básicas: a alta qualidade técnica dos episódios e o conteúdo focado no combate à obesidade e ao sedentarismo infantis, problemas considerados graves inclusive no Brasil.
O herói interpretado por Scheving é um atleta que corre, dá cambalhotas, piruetas e saltos acrobáticos. Seu segredo: alimentação saudável e prática de exercícios. Ele combate o vilão Robbin Rotten, que passa o dia em um sofá e incentiva as crianças a ser preguiçosas e a comer apenas doces e muita porcariada.
A celebridade Scheving já era uma celebridade islandesa quando tudo começou. Bicampeão europeu de aeróbica e medalha de prata no Campeonato Mundial, ele atuava ainda como comediante, produtor e diretor de programas de saúde infantil. Passou a dar palestras em escolas e visitou mais de 50 países para discursar a pais, crianças e professores sobre a importância da alimentação e atividade física. Escreveu livros que se tornaram best-sellers e batizou todo o projeto com o nome de Lazy Town. Há quatro anos, estreou a série de televisão, que em menos de um ano já havia sido vendida a mais de 80 países, inclusive os Estados Unidos. Até hoje, foram produzidos apenas 35 episódios, já que a trabalhosa produção de cada um leva mais de dez semanas.Os roteiros também passam pelo crivo de Scheving. "Nós queremos ação sem violência. Testamos mais de 150 escritores e ninguém pôde fazer esse trabalho. No fim, o problema é que a maioria dos escritores nunca praticou esportes", diagnosticou Scheving, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, por telefone (10-09-06). Ele contou que está finalizando a segunda safra, com 18 novas histórias. No Brasil, entrarão no ar até o fim do próximo ano. Ele revelou ainda que iniciará uma turnê de espetáculos ao vivo e que o próximo desafio é iniciar o projeto de um longa-metragem. Entre novembro e fevereiro próximos, virá ao Brasil (onde já esteve há sete anos para dar aulas de ginástica), mas não para shows, já que não fala português e teria dificuldades em se comunicar com as crianças. Diz que terá encontros com possíveis parceiros na área de música. "Os brasileiros gostam de música e de se movimentar, e "Lazy Town" realmente combina com essa cultura". Pai de três filhos (sete, dez e 15 anos), Scheving diz que "Lazy Town" tem como objetivo suprir a demanda de pais que ele observou nos mais de 3.800 debates dos quais participou em diversos países. "O que todos querem é que seus filhos sejam educados, comam comidas saudáveis, não fiquem muito tempo em frente à TV e ao computador, aprendam a dividir suas coisas, não machucar outras crianças e não mentir". Scheving, que já apresentou um popular "talk show" na TV islandesa, conta que já recebeu a visita de Björk nos estúdios de "Lazy Town". Ele ri quando a Folha pergunta qual dos dois é o islandês mais famoso no mundo: "Há mais pessoas que conhecem Sportacus do que Björk. Não me reconhecem quando estou sem o bigode do herói, então diria que ela é mais famosa do que eu. Mas é menos do que Sportacus", garante.
Texto (modificado): Folha de São Paulo
A celebridade Scheving já era uma celebridade islandesa quando tudo começou. Bicampeão europeu de aeróbica e medalha de prata no Campeonato Mundial, ele atuava ainda como comediante, produtor e diretor de programas de saúde infantil. Passou a dar palestras em escolas e visitou mais de 50 países para discursar a pais, crianças e professores sobre a importância da alimentação e atividade física. Escreveu livros que se tornaram best-sellers e batizou todo o projeto com o nome de Lazy Town. Há quatro anos, estreou a série de televisão, que em menos de um ano já havia sido vendida a mais de 80 países, inclusive os Estados Unidos. Até hoje, foram produzidos apenas 35 episódios, já que a trabalhosa produção de cada um leva mais de dez semanas.Os roteiros também passam pelo crivo de Scheving. "Nós queremos ação sem violência. Testamos mais de 150 escritores e ninguém pôde fazer esse trabalho. No fim, o problema é que a maioria dos escritores nunca praticou esportes", diagnosticou Scheving, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, por telefone (10-09-06). Ele contou que está finalizando a segunda safra, com 18 novas histórias. No Brasil, entrarão no ar até o fim do próximo ano. Ele revelou ainda que iniciará uma turnê de espetáculos ao vivo e que o próximo desafio é iniciar o projeto de um longa-metragem. Entre novembro e fevereiro próximos, virá ao Brasil (onde já esteve há sete anos para dar aulas de ginástica), mas não para shows, já que não fala português e teria dificuldades em se comunicar com as crianças. Diz que terá encontros com possíveis parceiros na área de música. "Os brasileiros gostam de música e de se movimentar, e "Lazy Town" realmente combina com essa cultura". Pai de três filhos (sete, dez e 15 anos), Scheving diz que "Lazy Town" tem como objetivo suprir a demanda de pais que ele observou nos mais de 3.800 debates dos quais participou em diversos países. "O que todos querem é que seus filhos sejam educados, comam comidas saudáveis, não fiquem muito tempo em frente à TV e ao computador, aprendam a dividir suas coisas, não machucar outras crianças e não mentir". Scheving, que já apresentou um popular "talk show" na TV islandesa, conta que já recebeu a visita de Björk nos estúdios de "Lazy Town". Ele ri quando a Folha pergunta qual dos dois é o islandês mais famoso no mundo: "Há mais pessoas que conhecem Sportacus do que Björk. Não me reconhecem quando estou sem o bigode do herói, então diria que ela é mais famosa do que eu. Mas é menos do que Sportacus", garante.
Texto (modificado): Folha de São Paulo
Um comentário:
Bom...
Seu blog é muito bom!
possui varias informaçoes de como viver uma vida mais saudavel com personagens de desenhos animados!espero que as pessoas façam como esportacus...que se alimentem bem..e praticar muuuiiito esporte!!
Postar um comentário