quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Esporte, consulte Sportacus!



Estamos falando apenas de um progama infantil com audiência de mais ou menos 1 milhão de casas e transmitido em 103 países. Quem? Lazy Town, progama aqui no Brasil passado pelo canal de TV a Cabo Discovery Kids, onde hoje é seu simbolo de propagandas.
Mas, para os fãs de plantão, talvez por essa vocês não esperavam: Sportacus é o dono e criador do progama!




É na longínqua e gelada Islândia, que Sportacus, ou Magnus Scheving, de 42 anos produz, dirige e protagoniza um dos mais caros e bem-sucedidos programas infantis da atualidade.
A série tem as gravações realizadas em um estúdio de 5.000 m2 em Gardabaer, próxima à capital da Islândia, um país com cerca de 300 mil habitantes (aproximadamente a população de Jundiaí, na Grande SP). A produção usa tecnologia digital de ponta e envolve investimento milionário e inimaginável no mercado brasileiro.
Cada episódio custa entre o equivalente a R$ 2,8 milhões e R$ 3,73 milhões. O orçamento de apenas dois deles já seria suficiente para produzir um longa-metragem infantil dos mais caros no Brasil.
Outra comparação: cada capítulo do "Cocoricó" (TV Cultura), uma das raras produções infantis atuais no país, custa R$ 45 mil --ou seja, um "Lazy Town" pagaria 83 "Cocoricós".
O sucesso de "Lazy Town" --mistura de animação, fantoches e atores-- tem duas explicações básicas: a alta qualidade técnica dos episódios e o conteúdo focado no combate à obesidade e ao sedentarismo infantis, problemas considerados graves inclusive no Brasil.

O herói interpretado por Scheving é um atleta que corre, dá cambalhotas, piruetas e saltos acrobáticos. Seu segredo: alimentação saudável e prática de exercícios. Ele combate o vilão Robbin Rotten, que passa o dia em um sofá e incentiva as crianças a ser preguiçosas e a comer apenas doces e muita porcariada.
A celebridade Scheving já era uma celebridade islandesa quando tudo começou. Bicampeão europeu de aeróbica e medalha de prata no Campeonato Mundial, ele atuava ainda como comediante, produtor e diretor de programas de saúde infantil. Passou a dar palestras em escolas e visitou mais de 50 países para discursar a pais, crianças e professores sobre a importância da alimentação e atividade física. Escreveu livros que se tornaram best-sellers e batizou todo o projeto com o nome de Lazy Town. Há quatro anos, estreou a série de televisão, que em menos de um ano já havia sido vendida a mais de 80 países, inclusive os Estados Unidos. Até hoje, foram produzidos apenas 35 episódios, já que a trabalhosa produção de cada um leva mais de dez semanas.Os roteiros também passam pelo crivo de Scheving. "Nós queremos ação sem violência. Testamos mais de 150 escritores e ninguém pôde fazer esse trabalho. No fim, o problema é que a maioria dos escritores nunca praticou esportes", diagnosticou Scheving, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, por telefone (10-09-06). Ele contou que está finalizando a segunda safra, com 18 novas histórias. No Brasil, entrarão no ar até o fim do próximo ano. Ele revelou ainda que iniciará uma turnê de espetáculos ao vivo e que o próximo desafio é iniciar o projeto de um longa-metragem. Entre novembro e fevereiro próximos, virá ao Brasil (onde já esteve há sete anos para dar aulas de ginástica), mas não para shows, já que não fala português e teria dificuldades em se comunicar com as crianças. Diz que terá encontros com possíveis parceiros na área de música. "Os brasileiros gostam de música e de se movimentar, e "Lazy Town" realmente combina com essa cultura". Pai de três filhos (sete, dez e 15 anos), Scheving diz que "Lazy Town" tem como objetivo suprir a demanda de pais que ele observou nos mais de 3.800 debates dos quais participou em diversos países. "O que todos querem é que seus filhos sejam educados, comam comidas saudáveis, não fiquem muito tempo em frente à TV e ao computador, aprendam a dividir suas coisas, não machucar outras crianças e não mentir". Scheving, que já apresentou um popular "talk show" na TV islandesa, conta que já recebeu a visita de Björk nos estúdios de "Lazy Town". Ele ri quando a Folha pergunta qual dos dois é o islandês mais famoso no mundo: "Há mais pessoas que conhecem Sportacus do que Björk. Não me reconhecem quando estou sem o bigode do herói, então diria que ela é mais famosa do que eu. Mas é menos do que Sportacus", garante.

Texto (modificado): Folha de São Paulo

Um comentário:

Paty disse...

Bom...
Seu blog é muito bom!
possui varias informaçoes de como viver uma vida mais saudavel com personagens de desenhos animados!espero que as pessoas façam como esportacus...que se alimentem bem..e praticar muuuiiito esporte!!