quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ponto de vista animal!

Você já pensou como deve ser estranho ver o mundo diferente, dormir de olho aberto, não diferenciar amarelo de verde ou só enxergar 2 cores? Por outro lado, deve ser bem interessante ver 2.500 imagens ao mesmo tempo, enxergar bem a noite e verificar a presença de raios infravermelhos, como em quadrinhos.
Pois por mais incrível que pareça, todas as visões citadas acima pertencem a diversos animais. Quem pensava que todos enxergavam que nem os humanos, se enganou. As cores, foco, formas, tudo é bem diferente no universo deles. Afinal, a visão de cada animal é adaptada para cada necessidade que ele tem.

O Olho humano:


Para você entender melhor como funciona o olho humano, basta compará-lo com uma máquina fotográfica.



*A Íris é a parte colorida e, na máquina, corresponde ao diafragma, que ajuda a regular a quantidade de luz que entra no olho.
*A pupila é a "bolinha preta" que fica no centro da íris e funciona como abertura da lente, já que seu diâmetro determina a quantidade de luz que entra.
*A esclera é a parte branca que reveste o olho e seria a caixa da máquina.
*O cristalino é a lente da câmera. No olho, ele ajuda a focalizar a luz.
*A córnea seria seria um filtro para proteger a lente. É ela que transmite a luz para a parte interna do olho.
*A retina seria o próprio filme da máquina, pois é ela quem grava a imagem para depois mandá-la ao cerébro, o nosso "laboratório de revelação".

Por que vemos?
1- Os raios de luz que formam a imagem penetram pela pupila e chegam ao cristalino. Ele retransmite a imagem invertida para a retina, que fica no fundo do olho.
2- A retina, por meio dos nervos ópticos, manda a imagem para o cérebro, que a recebe de ponta-cabeça.
3- A parte do cérebro chamada lobo occipital faz a imagem voltar ao normal. É por isso que enxergamos as coisas como elas são.

Os animais:


Visão além do alcance:
Algumas espécies de falcão são capazes de detectar suas presas por enxergar a luz ultravioleta. Elas conseguem identificar rastros fluorescentes das fezes e urina de animais durante a noite.



De olhos bem abertos:
Os olhos da cobra não têm pálpebras. Elas mantêm os olhos abertos mesmo quando estão dormindo e esse mecanismo serve para confundir a presa. A maioria das cobras têm visão muito fraca.



Caçadoras implacáveis:
As corujas enxergam dez vezes mais que o homem no escuro. E, ao contrário do que se pensa, a coruja não é cega durante o dia. Ela tem um campo de visão maior que o das outras aves, mesmo tendo olhos frontais que servem para caçar.



Predadores espertos:
Os olhos dos tigres estão localizados nas laterais da cabeça, o que permite um campo de visão maior que o dos seres humanos. Mesmo sendo um predador, a modificação serve para que eles possam ver o que se passa em sua retaguarda.



Mosaico colorido:
As abelhas possuem olhos compostos. São milhares de pequenos hexágonos que compõem uma imagem cada um, conferindo grande precisão visual. Além disso, elas conseguem distinguir várias coisas, e voam na direção da cor que mais gostam.

Em duas cores:
Os cães só enxergam duas cores: o azul e o amarelo, além de suas variações. Para eles, verde é o branco, e o vermelho é preto. É por isso que muita gente pensa que os cachorros enxergam em preto e branco. (Raça Akita - foto acima)



Perigo a noite:
A visão aguda dos leopardos ajuda-os na caça noturna, já que é seis vezes mais potente que a do homem. Em relação a objetos em movimento, estes animais conseguem uma imagem precisa.

Mais curiosidades? Aguardem!

Dados: Revista Disney Explora
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: