segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Dica de livro - Para iniciar a semana!


O famoso, reconhecido e misterioso Quadro Mona Lisa.

Você aprecia obras de arte, mas não mora perto de bons museus? Que tal então ler o livro Histórias em Quadrões, de Mauricio de Sousa?

Paródia - Mônica Lisa.
Tudo começou em tom de brincadeira; No final dos anos 80, Mauricio de Souza foi visitar o Masp - Museu de Arte de São Paulo - e parou para observar o quadro Rosa e Azul (de Auguste Renoir), umas das obras que mais gosta. Ficou pensando um tempão na obra, até que teve a idéia de incentivar a arte de um modo divertido. De falar sobre Renoir, Leonardo da Vinci (pintor de Mona Lisa), Botticelli, Michelangelo, Manet, Monet, Renoir, Van Gogh, além de obras de pintores Brasileiros, como Pedro Américo, Almeida Júnior, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Portinari, de sua história e suas geniais obras.


Paródia - Fausto-Cebolinha e Mônica Margarida (Quadro Fausto e Margarida, de Pedro Américo).

Assim, o trabalho se iniciou; Mônica e Magali foram as primeiras personagens a embarcar na viagem de tintas e pincéis, com a paródia de Rosa e Azul, chamada de Magali e Mônica de Rosa e Azul.


Paródia - Magali e Mônica de Rosa e Azul.


Quadro Rosa e Azul, de Renoir.
E assim foi. Personagem por personagem, obra por obra, o trabalho de mais de 40 paródias tomando conta do estudio de Mauricio ganhou as asas dos livros, além de uma exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em outubro de 2001, acrescentando também uma obra de O Pensador com Cebolinha, uma vez que na mesma ocasião acontecia uma exposição de Rodin, criador da mesma.



Paródia - Chico Tirando Palha do Milho - Quadro Caipira Picando Fumo, de Almeida Júnior.
Vale a pena ler!


Paródia - Mônica no Nascimento de Vênus - Quadro Nascimento de Vênus, de Botticelli.
Dados: Histórias em Quadrões.
Imagens: Divulgação.

Um comentário:

Unknown disse...

Oie, estou aqui para falar sobre esse maravilhoso site, um site interessantíssimo mais que deveria ter mais obras refeitas como o quadro da "Mona Lisa" que foirefeito a "Mônica Lisa", deveria ter masi pois são muito interessantes!! Um abraço, Lys Ane.