sábado, 9 de fevereiro de 2008

Hora de estudar!


De volta às aulas!
A escola é tão importante que, depois de conhecer ela melhor, você nunca mais vai querer deixar de estudar!

É hora de voltar para a escola. Estava muito bom dormir a manhã toda, brincar durante o dia e ficar vendo TV até mais tarde, mas estudar é preciso. E muito bom também! Basta saber aproveitar tudo que a escola tem a oferecer para você.
Isso significa prestar bastante atenção às aulas - principalmente quando for um assunto de dificuldade -, brincar na hora do recreio, respeitar o professor e matar a saudade dos amigos. Outra boa sugestão é aproveitar o máximo das aulas especiais que a maioria dos colegios oferece, como música, artes, dança, esportes, etc.
Se você está mudando de colégio, turma ou nível de ensino (passando do fundamental para o médio, por exemplo), não fique ansioso e nem com medo de enfrentar o primeiro dia de aula. No começo, você até pode se sentir um pouco deslocado, como revelam alguns alunos, mas depois a turma vem logo falar com você.


A importância da escola:
Um dos motivos para você não se queixar quando vai a escola (sem motivo com razão, é claro) é saber que mais de 10% da população brasileira é analfabeta. A maior parte dessas pessoas nunca teve condições de estudar e, por isso, não sabe ler nem escrever. Nos Estados Unidos, na Alemanha e na Rússia, por exemplo, somente cerca de 1% das pessoas estão nessa situação e há países que esse índice é praticamente 0, como a Suécia e a Dinamarca.
Atualmente, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) tem feito treinamento de professores, fornecidos livros didáticos para os alunos e criou prêmios para incentivar melhorias nas escolas. Mas mesmo assim, ainda falta muito a ser feito por parte dos governos brasileiros. No entanto, seja qual for a sua escola, aproveite, o importante é você ajudar fazendo a sua parte, se dedicando aos estudos e ao lazer!

E Viva a escola!

Amanhã vamos conhecer a história da escola! Até lá!

Fonte (com trechos modificados): Revista Disney Explora - Fevereiro/Ano 2000.
Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: