segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Vá a biblioteca sem sair de casa!


Seja você do tipo que adora ler e quer sempre uma novidade, ou do tipo que detesta e acha que pode gastar o dinheiro dos livros da escola em coisa melhor, você só tem a ganhar com as bibliotecas virtuais, sites que disponibilizam obras completas de graça na internet.
A Universidade de São Paulo (USP) já tem uma, com obras de autores como Machado de Assis e José de Alencar.

Lá, você encontrará também alguns livros falados e reportagens sobre assuntos variados produzidas pelos alunos dos projetos Áudio Escola e Vídeo Escola. Visite aqui, e não deixe de conferir esta áudio-matéria sobre literatura infantil. A Bilbio.com.br também tem um bom acervo de obras em domínio público (cujo autor moreru há mais de 70 anos). Você pode pensar "mas o que eu vou querer com essas velharias?", mas além de livros que se tornaram clássicos, há textos interessantíssimos como "O que eu vi, o que nós veremos", de Santos Dumont. Ele começa citando uma carta que recebeu do Presidente do Aero Clube da América, em 1918, planejando usar aviões para o transporte de correspondências através do mundo após o fim da 1ª Guerra Mundial. A partir daí, conta como começou a fazer aviões e quais eram seus planos naquela época.

Quem procura histórias mais infantis pode ir à Biblioteca digital Domínio Público, do Governo. Autores como Alberto Figueiredo Pimentel, Adelina Lopes Vieira e Dora Bonacelli cederam livros completos para o site. Eles ficam ao lado de categorias como "Shakespeare em português", "Publicações sobre educação" e "Hinos brasileiros, instrumental e coral".

Outras bibliotecas virtuais:

E algumas bibliotecas reais:

Fonte e foto: Radar Kids - Por Raquel Francese em 21/02/2008.

Nenhum comentário: