É muito engraçado; quando o sino da igreja toca, o Kev, meu cachorro (da raça Akita) começa a uivar. E os lobos, por que será que uivam para a Lua cheia?
Que os lobos uivam, todo mundo sabe. Ou será que você nunca viu, nos desenhos animados ou em filmes, essa cena tão comum? Porém, é bom dizer logo que esses animais não são os únicos a uivar e nem fazem isso especialmente para a Lua cheia – ou somente quando ela aparece no céu!
Os cães – que são parentes dos lobos – também uivam e, por incrível que pareça, alguns gatos também podem apresentar um miado contínuo que se assemelha – e muito – com um uivo, tanto em termos de som como em relação aos objetivos. Sim, porque todos esses animais têm suas razões para uivar. E a principal é se comunicar!
Veja o caso dos lobos: eles podem uivar como forma de reunir o grupo, para marcar o seu território e até para mostrar quem está no comando. Juntar os diferentes membros da matilha, por exemplo, é importante porque os lobos costumam perseguir suas presas por horas para cansá-las e só então as atacam em conjunto. Da mesma forma, a defesa contra intrusos será mais eficiente, se todos os lobos estiverem reunidos. Um jovem ou filhote que se afaste muito dos adultos, por exemplo, pode facilmente virar uma presa. Daí a importância do uivo para manter todos juntos.
Com relação ao território, os lobos uivam quando notam a aproximação de algum lobo estranho ao bando ou mesmo outro animal, como um aviso de que aquela área já está ocupada. Por meio dos uivos – e também de rosnadas e pequenas mordidas! –, os lobos que comandam a matilha também instruem os demais, como forma de manter a ordem e a hierarquia. Um macho também pode uivar para atrair a atenção de uma fêmea. Ou vice-versa.
Já os cães, quando estão sozinhos, costumam uivar para chamar a atenção do dono ou quando têm alguma necessidade: fome, sede, para sinalizar alguma dor... Nos gatos, o miado que parece um uivo aparece quando um macho encontra com outro macho. Isso porque, quando dois gatos se encontram, sempre surge uma certa agressividade, seja porque eles vão brigar por uma fêmea ou por um território. Nesse caso, o miado contínuo semelhante ao uivo serve para tentar intimidar o oponente, marcar o território, mas evitando o enfrentamento, a briga propriamente dita. Afinal, se dá para afugentar o adversário só na garganta, para que gastar energia trocando unhadas?
Mas se, até aqui, não conhecemos nenhum animal que uive especialmente porque a Lua apareceu no céu, de onde será que surgiu essa idéia de que os lobos uivam para a Lua cheia? É bem provável que isso tenha ocorrido porque, quando vivem soltos na natureza, os lobos costumam sair para caçar no início da manhã ou no final da tarde, em horas em que não está totalmente escuro. Em noites de Lua cheia, as noites não são tão escuras e há mais visibilidade. Então, os lobos têm mais horas para caçar. Como eles costumam se dispersar – e o uivo serve para reunir os animais durante a caçada –, nas noites de Lua cheia, eles provavelmente uivam com mais freqüência – já que ficam mais tempo caçando. É possível que daí venha a origem desse mito de que esses bichos uivam para o luar!
Fonte: Revista CHC 189 - Abril de 2008/ Débora Boccacino - Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ilustração: Fernando - da revista.
Imagem do lobo: divulgação.
Um comentário:
olá. olha, gostei muito do teu blog, e chamou me a atenção por dizeres que os teus pais são ambientalistas e teem uma reserva. que tipo de animais teem na vossa reserva, e qual a historia deles? foram apreendidos, já nasceram lá?
tb sou viciada em animais, aliás, se fores ao meu blog (www.ositiodosgatospretos.nireblog.com) tenho lá fotos da minha bicharada toda!:D
eu sou de Portugal, participo num forum sobre animais (www.mundodosanimais.com), se quiseres dá uma vista de olhos.
bjito*
Ana
Postar um comentário