sexta-feira, 11 de julho de 2008

Recordistas por natureza!

Em ano de Olimpíada, conheça animais e plantas que se destacam em meio a tantos outros e são os recordistas desses meios!


Nem tudo são flores... E nem todos os cheiros são bons...


Sabe qual é a maior flor do mundo? Onde vivem os menores sapos do planeta? Ou qual bicho tem a maior língua entre todos os mamíferos? Em ano de Olimpíada, é hora de conhecer animais e plantas que quebraram recordes – e descobrir que alguns deles são do Brasil!

Uma flor gigante e malcheirosa!



A maior flor do mundo é bonita, mas cheira a carne podre.

Ela é uma flor, mas não é pequena nem perfumada. Ao contrário: é gigante e... fedorenta! Estamos falando da Rafflesia arnoldii. Encontrada nas florestas tropicais da Ásia, essa espécie tem mais de um metro de diâmetro e cheira a carne podre. Eca!

Sem caule, folhas ou raízes, a flor gigante, além de fedorenta, é parasita: tem de prender-se a outras plantas para conseguir água e comida. Mas o mais curioso é saber que a maior flor do mundo pertence à família da seringueira, da mandioca e de outras seis mil espécies – todas, na maioria, donas de flores minúsculas.

Mas por que a flor gigante é diferente dos outros membros de sua família? Acredita-se que seja por conta de sua moradia: locais poucos iluminados das florestas asiáticas. Ali, só mesmo sendo bem grande e com um cheiro marcante para atrair a atenção dos insetos, que levam o pólen da flor gigante para outras flores da mesma espécie, garantindo, assim, a sua reprodução – e a sua existência na Terra.

Minúsculos sapos das montanhas!



Os menores sapos do mundo são encontrados no Brasil.

Os menores sapos do mundo não são maiores do que a unha de um adulto: medem de 10 a 12 milímetros, ou seja, pouco mais de um centímetro. Porém, legal mesmo é saber que eles vivem aqui, no Brasil, em estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Habitantes de regiões serranas, os menores sapos do mundo – que fazem parte da família Brachycephalidae (olha que nome complicado!) – comem pequenos insetos, larvas, ácaros e até aranhas. Suas cores fortes – laranja, vermelho, amarelo – são um aviso aos predadores: indicam que esses sapinhos têm uma substância tóxica em sua pele. Para você ver que eles são pequenos, mas não indefesos!

Linguarudo!


Só o camaleão tem uma língua maior do que a deste morcego.

Quanto você mede? Um metro e meio? Então, imagine ter uma língua que ultrapassa os dois metros de comprimento. Impossível? Pois saiba que há um animal que vive mais ou menos essa situação. Trata-se de um morcego que habita as florestas da cordilheira dos Andes, no Equador.

Chamado Anoura fistulata, ele tem uma língua que se estica e pode atingir cerca de uma vez e meia o tamanho do seu corpo: se o morcego mede de cinco a seis centímetros, sua língua alcança 8,5 centímetros. Isso o torna o mamífero com a língua proporcionalmente mais comprida do mundo, além de lhe reservar a segunda posição entre os animais com coluna vertebral que têm as maiores línguas do planeta. De fato, entre os vertebrados, o morcego do Equador só perde para o camaleão, cuja língua pode ser até duas vezes maior do que o seu corpo. Dá para acreditar?

Um tatu e tanto!



O tatu-canastra cava tocas que podem ter mais de cinco metros de extensão.



Adivinhe onde vive o maior tatu do mundo! Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Muito bem: acertou quem disse “Brasil”. Habitante das regiões Norte, Centro-oeste e Sudeste do nosso país, onde vive em áreas abertas ou de floresta, o tatu-canastra leva o título por conta de suas medidas nem um pouco modestas. Ou não é impressionante saber que esse tatu tem, aproximadamente, um metro e meio de tamanho, pesa cerca de 40 quilos, possui unhas que chegam a medir 20 centímetros e, ainda por cima, 80 dentes? Não é à toa que os cientistas batizaram esse bicho com o nome de Priodontes maximus...

Mas o máximo mesmo é saber que o tatu-canastra cava tocas que podem ter mais de cinco metros de extensão, onde é capaz de se esconder por mais de 15 dias. Pena que isso não é suficiente para manter esse curioso bicho em segurança. Infelizmente, o tatu-canastra é um dos animais que estão ameaçados de extinção por conta da caça e da destruição dos locais onde vive.

Fonte e fotos: Ciência Hoje das Crianças - 07/07/2008 -
Mara Figueira & Web

Nenhum comentário: