segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Computação nas aulas da cidade de Serrana, em SP

Um grande exemplo de esducação vem da cidade de Serrana, no estado de São Paulo. Vale a pena conferir a matéria abaixo, feita pelo Jornal Hoje:

Carteiras digitais integram a Internet à sala de aula
A pequena cidade de Serrana (SP) sai na frente no tema modernização do ensino. A tecnologia invadiu a sala de aula onde até a carteira é digital.

Nas salas de aula de Serrana (SP), cidade com 45 mil habitantes e renda média de menos de três salários mínimos, a lousa agora é digital. Em vez do giz, o professor usa uma caneta eletrônica para escrever sobre projeções.



O computador faz parte da carteira. A tela de LCD é leve, pode ser dobrada e carregada pelas crianças. A Internet rápida é ligada por fibra ótica nos computadores da carteira.

“É melhor do que o caderno a gente consegue entender mais do que a professora explica. Tem coisa que não tem no livro, mas tem na Internet” aprova uma estudante. “Nós temos o conteúdo normal da escola e todo o conteúdo da Internet. O MEC, por exemplo, já disponibilizou 200 horas de vídeos da TV Escola”, diz o diretor do projeto, Miguel João Neto.

Os alunos não ficam um segundo desconectados do mundo digital: se der algum problema na carteira o conserto é feito na hora. A fábrica de carteiras foi instalada na própria escola, para garantir a manutenção dos equipamentos.

São 30 computadores por sala. Trezentos e sessenta alunos estão sendo beneficiados com o programa digital, realizado por uma parceria entre o ministério da Educação e a prefeitura de Serrana.

A tecnologia também abriu o olhar dos professores para o conhecimento. "Quando estou dando aula, ao mesmo tempo eles estão pesquisando na Internet. Freqüentemente, eles encontram imagens que eu não encontrei”, conta Izabel Sinastre, que é professora de História. “O projeto traz de volta pra gente o prazer de lecionar, que estava sendo um pouco perdido em função do desinteresse dessa geração nas aulas convencionais”.

Fonte: Site Rede Globo/Jornal Hoje.

Nenhum comentário: