domingo, 13 de fevereiro de 2011

OS NOMES DA HORA

Em maio de 2008 eu fiz uma matéria sobre os nomes mais comuns do mundo. Agora, o site Baby Center Brasil fez uma pesquisa com os 100 nomes de meninos e meninas mais utilizados em 2010 no Brasil. A influência pode ser religiosa, ou também pode vir do exterior (com a utilização de letras estrangeiras), de famosos que tiveram filhos recentemente, ou até dos lugares mais macabros possíveis, como o caso Eliza Samudio - acredite se quiser. 
Vai então a matéria que saiu no caderno Donna DC do jornal Diário Catarinense nesse domingo. Será que seu nome está mais popular? Leia e confira:

VIVIANE BEVILACQUA

OS NOMES DA HORA

O que você leva em conta na hora de escolher o nome de seu filho? Há quem decida homenagear algum antepassado e batize o rebento de Heráclito Neto ou Péricles Filho, por exemplo. Há, também, os que preferem nomes difíceis ou carregados de estrangeirismos. Quanto mais letras dobradas e mais difíceis de pronunciar, mais chique, dizem os adeptos desta vertente. Por isso, há tantas Michellys, Katiuscias, Maicons e Phillipes por aí.

Para saber quais os nomes mais utilizados entre as crianças brasileiras nascidas em 2010 – o que é sempre uma curiosidade – o site BabyCenter Brasil, especializado no mundo infantil, montou um ranking dos 100 primeiros colocados. E, pelo menos no ano passado, a simplicidade imperou: entre os nomes de menina, o mais usado foi Júlia. E entre os garotos, Gabriel.

Quem já está festejando a volta da simplicidade, entretanto, é melhor esperar um pouco mais. Entre os cinco primeiros colocados, quando se trata de nomes femininos, estão também Sophia, Isabella, Maria Eduarda e Giovanna. Assim mesmo: com “ph”, dois “l” e dois “n”. E, entre os meninos, os outros quatro campeões são Davi, Miguel, Arthur e Matheus.

– O ranking é um dado cultural muito interessante sobre o nosso tempo – diz a editora do site, Fernanda Ravagnani.

A pesquisa, baseada no cadastro de 43,8 mil bebês nascidos ao longo de 2010 em todo o Brasil, consegue medir transformações da língua e confirma que as letras ‘k’, ‘y’ e ‘w’ vieram para ficar nos nomes brasileiros.

– Apesar do uso provocar rejeição em muita gente, que considera esta prática dos entrangeirismos uma afronta ao português, não há como negar que os Kauãs e Yasmins conquistaram de vez o gosto de muitos pais e se firmaram nos registros – comenta a editora-adjunta Carolina Schwartz.

INSPIRAÇÕES REAIS

A cada ano, o ranking dos nomes mais usados em crianças muda de acordo com uma série de fatores. Se uma mocinha faz muito sucesso na novela das oito, por exemplo, pode apostar que muitas meninas serão batizadas com o seu nome. A televisão e suas celebridades são sempre uma fonte para papais indecisos.

Em 2010, subiram no ranking dos mais usados os nomes dos filhos de Luciano Huck e Angélica (Benício e Joaquim), de Gisele Bündchen (Benjamin) e de Joana Prado (Kyara). Os personagens da novela Viver a Vida, Luciana, Helena, Miguel e Bruno ficaram entre os mais cotados.

Como 2010 foi ano de Copa – apesar do fracasso do Brasil – o nome do goleiro Júlio César foi o que se salvou, e é o 11º nome duplo mais usado para meninos. Foram cadastrados, também, dois bebês brasileiros com o nome de Sneijder (o carrasco holandês da Seleção), cinco Riquelmes e até um Lionel Messi.

As eleições também serviram de inspiração. O nome Marina acompanhou o sucesso da candidata do PV à presidência, Marina Silva, e subiu sete posições no ranking, chegando ao 33º lugar. Há, ainda, aqueles com inspirações macabras. No ano marcado pelo desaparecimento de Eliza Samudio, este nome foi o que mais subiu dentro da lista dos 100, disparando do 95º lugar de 2009 para o 63º em 2010.

Outros nomes de vítimas de crime de grande repercussão seguem em alta: Isabella está em 3º e Eloá subiu 4 posições.

OS 10 MAIS

Meninas

1º Júlia
2º Sophia
3º Isabella
4º Maria Eduarda
5º Giovanna
6º Beatriz
7º Manuela
8º Rafaela
9º Mariana
10º Gabriela

Meninos

1º Gabriel
2º Davi
3º Miguel
4º Arthur
5º Matheus
6º Lucas
7º Guilherme
8º Pedro
9º Gustavo
10º Felipe

A INFLUÊNCIA RELIGIOSA

Católicos e espíritas

Nomes de anjos: Gabriel, Miguel, Rafael, Rafaela, Gabriela
Nome de apóstolos: João, Pedro, Paulo, Marcos, Matheus, Lucas, Felipe

Evangélicos

Nomes do Antigo Testamento: Sarah, Rebeca, Esther, David, Samuel, Isaac, Calebe

Ficou curioso(a) para saber se seu nome ficou popular? Confira a lista completa dos 100 nomes masculinos e femininos de 2010 no site Baby Center Brasil

Nenhum comentário: