sexta-feira, 8 de julho de 2011

USANDO BEM AS REDES SOCIAIS

Facebook, Twitter e YouTube: eles podem ser os melhores amigos dos seus estudos

Thiago Minami
Em São Paulo / UOL Notícias - Educação

Se você considera Facebook, Twitter e YouTube companheiros só para a hora do lazer, está na hora de pensar diferente. Ferramentas como essas podem ser seus melhores amigos nos estudos, dizem especialistas de tecnologias da educação.
Quer escrever melhor? Conte com a ajuda de Twitter, Wikipédia e um blog. Treinar línguas estrangeiras? O Facebook pode dar uma bela mão. Entender melhor a reprodução das plantas gimnospermas? Talvez a resposta esteja lá no YouTube, entre todos aqueles vídeos de palhaçadas. São usos como esses e muitos outros que estão fazendo das ferramentas aliadas do aprendizado.

TWITTER, FACEBOOK, BLOGS, YOUTUBE... COMO ELES PODEM AJUDAR NOS ESTUDOS

Blogs são bons para exercitar:
- O pensamento lógico, analítico e analógico.
- A redação e a interpretação de textos.
- A capacidade de combinar textos e imagens.

E não servem se:
- Virar em mero diário ou reprodutor de links e fotos.

Facebook é bom para:
- Compartilhar vídeos, fotos e notícias.
- Facilitar a comunicação extra-classe entre professores e alunos.

Não serve se:
- For usado apenas para compartilhar informações sobre conteúdos não relacionados à escola.

Twitter é bom para:
- Treinar a escrita concisa.
- Compartilhar opiniões e adquirir conhecimentos.

Não serve se:
- Os comentários não saírem do "hoje está um dia ensolarado, que felicidade".

A Wikipédia é boa para exercitar:
- O senso crítico sobre a boa informação.
- A redação e a interpretação de textos.
- A capacidade de fazer pesquisa e encontrar fontes confiáveis.

Não serve se:
- For utilizada como uma fonte do tipo "corta-e-cola".

YouTube é bom para:
- Procurar material multimídia de apoio aos conteúdos escolares [sabendo filtrar se esse conteúdo é adequado, veja mais em "NÃO CAIA EM ARMADILHAS"].
- Compartilhar vídeos produzidos em aula.

Não serve se:
- Utilizado apenas para lazer.

As novas tecnologias nos tornaram consumidores vorazes de informação. Ao mesmo tempo, nos deram instrumentos poderosos para nos comunicar com quantas pessoas quisermos. “Nesse processo, podemos aprender muito mais sobre nós mesmos e o mundo”, diz Will Richardson, em seu livro Blogs, wikis, podcasts and other powerful Web tools for classrooms (Ed. Corwin, sem tradução para o português).
Veja como usar as mídias digitais para estudar

NÃO CAIA EM ARMADILHAS
Mas para tirar o melhor proveito da internet sem cair em armadilhas, é preciso responsabilidade e um tanto de cuidado. Isso é verdade principalmente para os mais novos, que em muitos casos aprenderam sozinhos a se virar no mundo virtual sem ter um guia. “A escola precisa ajudá-los nisso, pois tem por função preparar os alunos para a vida. Essa função cabe também aos pais”, diz Marcos Telles, consultor da DynamicLab, empresa especializada no uso da tecnologia no ensino.
É preciso preparo para entender as consequências do que se faz na internet. Também é essencial ter em mente que nem toda informação é confiável. Isso vale para os adultos também, para protegerem a si próprios e desempenharem o papel de mediadores na hora de falar sobre o assunto com os pequenos.
“É um trabalho em parceria. Os jovens sabem mais sobre tecnologia, enquanto os mais velhos têm mais noção sobre os riscos envolvidos”, diz Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).

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