domingo, 22 de abril de 2012

BLUE MARBLES

Em 72 a tripulação da nave espacial Apollo 17 bateu uma foto do Planeta Terra que ficou conhecida como "A Bolinha Azul". Tirada a uma distância de aproximadamente 55.000 quilômetros, foi a primeira imagem nítida de uma face iluminada do Planeta, e se tornou umas das imagens fotográficas mais reproduzidas no mundo.




A imagem se tornou um símbolo ambiental, e é considerada um retrato da fragilidade da Terra.


Recentemente o pesquisador da Academia de Ciências da Califórnia, Dr. Wallace J. Nichols, deu início a um projeto muito bacana chamado Blue Marbles (Bolinha Azul, em inglês).
Distribuiu poucos exemplares de bolinhas azuis, parecidas com as de gude, para as pessoas presentes na conferência de apresentação da ideia, deixando a missão de passar o objeto para alguém especial. Você presenteia alguém e ambos se responsabilizam em ter atos sustentáveis em prol do nosso lar.

Segundo o Dr. Wallace, os pequenos objetos são parecidos com o Planeta Terra durante o período de formação.




Na semana passada tivemos o prazer de receber em nossa casa a querida Kalinka Schutel, jornalista e apresentadora do programa ITS TV, da RIC Record, que teve a sorte de conseguir um exemplar da rara bolinha e nos escolheu para presentear com a Blue Marbles!


Eu, minha mãe, Kalinka, meu pai e meu irmãozinho Tom

Os novos guardiões da Blue Marbles

Kalinka, eu, Mamãe e Roseli (mãe da Kalinka)

Papai com a Bolinha Azul

Mamãe repete o gesto

Registro para o Blog

Kalinka se despede da Blue Marbles

A lontra Zira também merece uma foto com a bolinha

Nos dias 18, 19 e 20 de maio estaremos no Viva a Mata, evento promovido Fundação SOS Mata Atlântica que acontece todos os anos no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Levaremos a Blue Marbles!


E hoje, 22 de abril, é o Dia da Terra! Viva a Bolinha Azul!

Mais sobre o projeto aqui (em inglês).