Descubra curiosidades sobre o esqueleto e veja como ele funciona.
Princípio
Quantos são?
O conjunto de ossos que sustenta o nosso corpo é chamado de esqueleto. No total, um adulto tem 206 ossos: 29 na cabeça, 64 nos membros superiores, 62 nos membros inferiores, 26vértebras, 24 costelas e o esterno, que fica no peito.
Parece incrível, mas essa estrutura muda com o tempo. O esqueleto de um bebê tem 300 pequenos ossos e muitos vão se juntando enquanto ele se desenvolve. Além disso, os ossos crescem. O período de maior crescimento é durante o primeiro ano de vida. Outra fase importante de crescimento ocorre entre os 10 e 14 anos.
Superpoderes
O esqueleto serve para sustentar o corpo e proteger vários orgãos. Além disso, ele trabalha junto com os músculos, tendões e nervos para que a gente consiga correr, andar e fazer movimentos.
As aparências enganam
O esqueleto representa apenas 14% de nosso peso. Isso significa que o esqueleto de uma pessoa de 30 quilos pesa um pouco mais de 4 quilos. Na verdade, o que mais pesa é a água que circula pelo corpo.
Dobradiças
Os cotovelos e os joelhos funcionam como dobradiças e realizam movimentos que não são possíveis em outras partes do corpo. Os joelhos agüentam quase todo o peso do corpo e são responsáveis pelos movimentos da perna.
Todos juntos
As articulações ou juntas são ligamentos que unem um osso ao outro. Elas são cobertas por cartilagem, um tecido branco ou cinzento, que é superflexível e permite o movimento sem causar atrito entre os ossos e desgastá-los. Dentro das articulações, existe um líquido que, além de funcionar como lubrificante, nutre a cartilagem para que ela se renove constantemente.
Ossos e suas funções
Caixa mágica
A cabeça é a parte do nosso corpo que tem mais ossos: são 29 no total. Eles todos estão emendados, formando o crânio que protege o cérebro, um orgão muito importante.
Apoio total
A coluna vertebral é um conjunto de 26 ossos chamados de vértebras, que se encaixam umas sobre as outras e se fixam no osso da bacia. Para uma vértebra não bater na outra há discos de cartilagem entre elas. A coluna permite que a gente fique em pé e consiga se curvar, além de proteger a medula espinhal, que faz parte do sistema nervoso e leva as ordens do cérebro para o corpo todo.
Proteção
A caixa torácica serve para proteger orgãos internos, como o coração, o fígado e os pulmões. Ela é formada por 24 costelas e por um outro osso longo e achatado na frente chamado esterno.
Mãos a obra
Usamos as mãos para escrever, escovar os dentes, cumprimentar as pessoas, para fazer
carinho... Temos 26 ossos em cada mão e, quando há um comando do cérebro, eles entram em ação em conjunto para permitir todos esses movimentos.
O campeão
O maior e pesado osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa, mas seu tamanho varia de pessoa para pessoa. Em uma criança de 1 metro de altura, ele tem cerca de 25cm.
Para ele não quebrar com facilidade, a sua camada mais dura é maior que a de outros ossos. Por ser grande, o Fêmur ajuda a sustentar o esqueleto.
A união faz a força
Preste a atenção no formato dos pés.
O conjunto dos ossos parece uma ponte e isso ajuda a gente a ficar parado de pé e a caminhar. No total, cada pé tem 26 ossos pequenos, que garantem mais mobilidade e permitam diversificar os movimentos.
Fonte: Revista Recreio - Ano 6 Nº 285 - 25/8/2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário