sábado, 14 de fevereiro de 2009

Você sabia que alguns lagartos usam sua cauda como um chicote?

A Iguana iguana usa a sua cauda como defesa contra predadores (foto: Christian Mehlführer/Wikipédia).

Grande, pequena, fina, larga, lisa, com ou sem espinhos. As caudas dos lagartos podem ter diferentes formatos e atingir (acredite!) mais de duas vezes o comprimento do corpo do animal. Além disso, elas servem para eles se equilibrarem, se agarrarem em uma árvore e, o mais importante, se defenderem de predadores!

A Iguana iguana – nome científico daqueles que conhecemos simplesmente como iguana ou camaleão – é um exemplo de lagarto que usa a cauda de uma forma, digamos, curiosa e, até, dolorida. A espécie é encontrada em grande parte do Brasil e em ambientes diferentes, mas tem preferência pelo alto das árvores que há perto dos rios em áreas alagadas. Quando se sentem ameaçados, esses animais costumam se jogar na água sem se importar (ai!) com a altura da queda. Mas quando não conseguem fugir dessa maneira e percebem que o perigo se aproxima, as iguanas torcem o rabo, ou melhor, balançam sua longa cauda e dão violentas chicotadas no potencial predador. E mais: usam suas grandes e afiadas garras contra aquele que, para elas, é o vilão. Vai encarar?

O exemplo da Iguana iguana mostra o quanto a cauda é valiosa para os lagartos. Imagine que algumas caudas até servem como estoque de alimento, por acumular gordura – uma reserva nutritiva para o animal. Outras se desprendem facilmente e ficam se movendo sozinhas, distraindo o predador e facilitando a fuga. E, ainda, há as que podemos chamar de caudas-escudo, porque são largas, cheias de espinhos e servem como tampa em alguns buracos que os lagartos cavam para se abrigar.

Agora, diga sinceramente: são ou não curiosas as caudas dos lagartos?

Fonte: Ciência Hoje das Crianças (dezembro de 2008) - Teresa Pires/Museu Paraense Emílio Goeldi.

Nenhum comentário: