Médicos alertam que é preciso cuidado na hora da compra dos óculos escuros
Fonte (texto): Folhinha Online
Foto (Óculos): Wikipédia - Foto (Praia): Folhinha Online.
Todo mundo já conhece o manual básico de sobrevivência no verão: usar protetor solar, procurar a sombrinha de um guarda-sol e evitar os horários de pico solar.Mas geralmente fica de fora dessa listinha de cuidados o uso dos óculos de sol. Sim, criança também tem que usar óculos escuros - principalmente no verão. Com a maior incidência de raios solares no hemisfério Sul durante o verão, o Sol pode causar também estragos aos olhos. Por isso os oftalmologistas recomendam o uso de óculos escuros com bloqueio de ao menos 90% dos raios ultravioleta (UV).
Beatriz Balog, 8, Bruno Hornos, 6, e Otávio Gasparini, 9, na praia José Menino, em Santos, no litoral sul de São Paulo.
Beatriz Reis Antão, 8, já segue essas recomendações. Ela escolheu pessoalmente o seu par de óculos e garante que ele tem proteção. "A moça que vendeu falou que tinha." Para ela, o mais importante é a proteção para os olhos. "Só não uso na escola porque a minha mãe não deixa levar."
Mas nem todo mundo toma cuidado. Giovanna Farias, 7, ganhou no aniversário um par de óculos, que usa sempre que sai ao sol. "Sem eles, preciso olhar para o chão." Ela conta que gosta de usar os óculos porque "fica bonita", mas não sabe se têm proteção UV.
O garoto Luiz Guilherme Ricioli, 4, não vai nem para a escola sem o seu par. "Se ele esquece os óculos, temos de voltar para buscar", conta sua mãe, Claudia Ricioli. Comprados numa loja de roupas, os óculos são uma incógnita quanto à proteção." Marquei uma consulta no oftalmologista e vou levar os óculos para saber se estão prejudicando os olhos", diz a mãe.
Os oftalmologistas (médicos que cuidam dos olhos) dão um aviso importante: na hora de comprar os óculos de sol, economizar não é bom negócio. "Os óculos vendidos em camelô não contêm proteção", diz Marcelo Luís Occhiutto, oftalmologista e cirurgião do Hospital Santa Catarina. "A proteção encarece as lentes, que não poderiam ser vendidas pelos preços dos ambulantes",afirma.
Perigo: É mais perigoso usar óculos escuros sem proteção do que ficar sem óculos nenhum. "Com a escuridão dos óculos, as pupilas se dilatam. Sem a devida proteção, os raios UV vão incidir na retina dos olhos." Isso pode gerar problemas nos olhos".
COMO ENCARAR O VERÃO
Por que se proteger?
>> A radiação ultravioleta emitida pelo Sol se acumula e produz efeitos a longo prazo, principalmente nos olhos mais claros. Isso pode provocar sensação estranha nos olhos, dor, irritação, diminuição da percepção de detalhes, formação da catarata e até câncer.
Como escolher os óculos?
>> Não compre óculos de sol em camelôs. Eles geralmente não têm as proteções UVA e UVB necessárias, já que as lentes com esse recursos são caras. O uso de óculos sem essa proteção é mais perigoso do que não usar nenhum óculos de sol.
>> A informação sobre a proteção contra a radiação ultravioleta deve estar no adesivo fixado nos óculos. É bom perguntar ao vendedor de quanto é a proteção; o ideal é que seja de no mínimo 90%.
>> As lentes dos óculos não devem provocar distorções na imagem que a pessoa vê. Peça a um familiar adulto para posicionar os óculos a 20 cm dos olhos e focalizar um objeto a cinco metros de distância, para checar se ocorre a distorção.
>> Os óculos com lentes retas são os melhores, porque eles têm menos probabilidade de causar distorção.
Como testar?
>> As melhores óticas têm aparelhos que medem o grau de bloqueio dos raios UV dos óculos. Peça para o vendedor fazer o teste na sua frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário