segunda-feira, 20 de julho de 2009

Com o pé na Lua

(Revista Veja)

Hoje fazem exatos 40 anos que o homem pisou na Lua pela 1ª vez. Achei na Folhinha Online um texto bem legal que conta toda a história dessa grande façanha. Confira abaixo a história dessa grande missão:

(usp.br)

Com o pé na Lua
Há 40 anos, o homem pisou pela primeira vez no satélite natural da Terra

(Gabriel Castro, Folhinha Online)

Há 40 anos, no dia 20 de julho de 1969, astronautas norte-americanos foram os primeiros homens a pisar na Lua. Naquele dia, uma história de ficção científica aconteceu de verdade. Neil A. Armstrong, um dos astronautas, resumiu o fato na célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade". Ele viajou na sonda espacial Apollo 11, que levou também Edwin E. Aldrin (conhecido como "Buzz") e Michael Collins.
O feito foi o destaque da chamada corrida espacial, disputada pelos Estados Unidos e pela então União Soviética (atual Rússia). Doze anos antes da chegada do homem à Lua, os dois países travaram uma disputa para conquistar o espaço. A largada foi dada com o lançamento do satélite soviético Sputnik, em outubro de 1957. Um mês depois, decolou o Sputnik 2.
Em seguida, os norte americanos lançaram o satélite Explorer 1. Em 1969, eles chegaram à Lua.

Inspiração
A atração do homem pela Lua começou bem antes de a Nasa (agência espacial dos EUA) planejar conquistá-la. Povos como os gregos antigos e os chineses falavam da Lua em sua mitologia. O satélite também foi inspiração para o escritor Júlio Verne, no livro "Da Terra à Lua", de 1865. Em 1902, Georges Miélès, um dos pioneiros do cinema, filmou "A Viagem à Lua". E a Lua e os seus mistérios inspiraram muito mais. Confira, fatos e mitos do satélite:

RAIO-X DA LUA

* 360 mil quilômetros

* O diâmetro equatorial da Lua mede 3.474,8 km (cerca de um terço do diâmetro da Terra).

* Massa total da Lua: 74 sextilhões de kg (81 vezes menor que a da Terra).

* A temperatura na Lua é de 134?C durante o dia e de -153?C durante a noite.

* A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela gira em torno do nosso planeta pela mesma razão que a Terra gira em torno do Sol: entre os corpos agem forças gravitacionais, que evitam que eles se distanciem.

* Com exceção de Mercúrio e Vênus, todos os demais planetas do Sistema Solar possuem satélites - ou luas (com letra minúscula), como são conhecidas pelo público em geral. Enquanto Marte tem só dois satélites conhecidos, Júpiter possui pelo menos 63!

* A Lua e a Terra são formadas pela matéria que veio da nebulosa primordial (grande nuvem de gás e poeira que existia na região do Universo onde agora fica o Sistema Solar).

* A Lua tem fases porque não possui luz própria: ela só reflete a luz que recebe do Sol. Dependendo da posição em que estamos em relação ao Sol e à Lua, daqui vemos diferentes porções dela. E, dependendo da parte visível, temos as diferentes fases: cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente.

LINHA DO TEMPO

Momentos marcantes da exploração espacial

1957
4 de outubro - A União Soviética lança o satélite Sputnik e começa a corrida.

1957
3 de novembro - O Sputnik 2 é lançado. Dentro dele viaja a cadela Laika, o primeiro animal a alcançar o espaço. Ela morre na nave.

1958
31 de janeiro - Os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite, o Explorer I.

1961
12 de abril - O astronauta russo Yuri Gagarin chega ao espaço a bordo da espaçonave Vostok I.

1962
12 de setembro - O então presidente dos EUA, John F. Kennedy, desafia cientistas a enviar homens à Lua e retorná-los a salvo antes do fim da década de 1960.

1968
25 de dezembro - A espaçonave Apollo 8 navega em volta da Lua com três tripulantes.

1969
20 de julho - A Apollo 11 chega à Lua. Neil A. Armstrong e Edwin E. "Buzz" Aldrin tornam-se os primeiros homens a caminhar na superfície do satélite.

1972
7 de dezembro - A Apollo 17, última missão a ir à Lua, parte para o satélite. Fica 75 horas lá e recolhe 110,4 kg de material.

Nasa quer voltar à Lua em 2019

A última vez em que o homem pisou na Lua foi na missão da Apollo 17, em dezembro de 1972. Agora, depois de 36 anos, a Nasa voltou seus olhares e suas pesquisas para o satélite terrestre.
No dia 18 de junho deste ano, a agência lançou duas sondas espaciais, a LRO e a Lcross, com o foguete Atlas 5. Eles devem analisar a Lua e procurar sinais de gelo e locais para o desembarque de astronautas.
A busca por gelo no satélite faz parte do plano de implantação de uma base lunar. Se há gelo -água na forma sólida-, é possível que também exista água na forma líquida. Ela poderia fornecer hidrogênio (usado como combustível) e oxigênio.
Essas sondas devem permanecer por cerca de um ano na órbita da Lua. A previsão é que, por volta de 2019, o homem pise novamente em solo lunar.


Fonte: Paula Thomaz § Colaboração para a Folha § Folhinha Online/SP, sábado, 18-julho-09.

Nenhum comentário: