domingo, 26 de setembro de 2010

Bee Movie e a mensagem sublimar

Foto: dogomovies

Em dezembro de 2007, quando o filme Bee Movie estrou nas telas do cinema, publiquei uma postagem indicando esse filme.

O filme começou muito bem:
“De acordo com as leis da aviação, uma abelha não poderia voar de maneira alguma! Suas asas são pequenas demais para levantar seu pequeno corpinho gorducho do chão. Mas a abelha, é claro, voa assim mesmo. Porque as abelhas não dão a mínima para o que os humanos acham impossível.”
A idéia inicial é até bacana, e é até um pouco divertido, mas as abelhas foram retratadas no formato "American way of life", ou modo de vida americano em português. Quando jovens, se formam e são habilitadas a trabalharem até seu último dia de vida na mesma profissão.

Foto: oglobo.globo.com

No caso, o personagem principal, a abelha Barry Benson, se revolta e sai da coméia. Em Nova York, conhece a florista Vanessa Bloome, e descobre que os humanos consomem os produtos produzidos pelas abelhas, principalmente o mel.

Foto: dm777.wordpress.com

Assim, entra com um processo na justiça contra os seres humanos por usarem as abelhas com escravas. Ganhando o processo, sobra tanto mel que as abelhas puderam parar de trabalhar, e sem polinizar as flores, o mundo inteiro ficou sem plantas.

No final, o filme começa a se perder, e tudo fica muito fantasioso. O que dá para entender é que, a mensagem que o Bee Movie quer passar é a de que existe uma falha na natureza, e que sem os humanos, as abelhas não existiriam, assim como todo o resto do mundo.

Imagine uma criança que não sabe de onde o mel vem assistir um filme como esse. Vai imaginar que as abelhas vivem e pensam como humanos, e que uma coméia é como um grande centro.

As chamadas "Regras das Abelhas" que foram mostradas chegam a ser ridículas. Desde quando abelha fuma?

1. NUNCA fale com os humanos!
2. Somente os Ases do Pólen têm permissão para deixar a colméia
3. Pense antes de ferroar
4. Abelhas não podem voar na chuva
5. Nenhuma forma estranha é permitida, incluindo círculos, triângulos ou quadrados
6. Olá em Preto e Amarelo
7. Todas as abelhas usam listras
8. Proibido fumar e zumbir depois das 18h
9. Todas as abelhas trabalham para produzir mel
10. Fazer mel é divertido — por isso abelhas não precisam de férias
11. Todas as abelhas fazem o mesmo trabalho, e o fazem durante toda sua vida
12. Existem mais de 3.000 cargos para abelhas, portanto, escolha cuidadosamente
13. Todos os trabalhos, mesmo os pequenos, são importantes… juntos eles formam algo grandioso
14. As abelhas trabalham durante toda sua vida
15. As abelhas, como espécie, não tiveram um único dia de folga em 27 milhões de anos
16. Ninguém trabalha mais do que as abelhas

---

ESTILO AMERICANO

Segundo o Wikipédia, o American way (Português: Jeito ou Estilo americano), também conhecido como American way of life (Estilo americano de vida), é uma expressão referente a um suposto "estilo de vida" praticado pelos habitantes dos Estados Unidos da América. É um exemplo de uma modalidade comportamental desenvolvida no século 17 e praticada até hoje. Se refere a um ethos nacionalista que se propõe aderir aos princípios de "vida, liberdade e a procura da felicidade" (direitos não-alienáveis de todos americanos de acordo com a Declaração de Independência). Pode-se relacionar o American way com o American dream.

Durante a Guerra Fria a expressão era muito utilizada pela mídia para mostrar as diferenças da qualidade de vida entre as populações dos blocos capitalista e socialista. Naquela época, a cultura popular americana abraçava a idéia de que qualquer indivíduo, independente das circunstâncias de sua vida no passado, poderia aumentar significativamente a qualidade de sua vida no futuro através de determinação, trabalho duro e habilidade. Politicamente, o American way acredita na crença da "superioridade" da democracia dita livre, fundada num mercado de trabalho competitivo sem limites - e capitalista.

Nos dias atuais, a expressão novamente se tornou presente, graças à crença espalhada tanto por Bush pai quanto por Bush filho de que o estilo de vida americano não pode ser ameaçado nem negociado. Bush pai utilizou o American way em 1992 para recusar propostas de diminuição das taxas de gás carbônico, dizendo que o American way "não pode ser negociável". Já Bush filho utilizou-se da expressão para convencer a população americana a apoiá-lo na "instauração da democracia" no Afeganistão e no Iraque, dizendo que o American way não pode ser ameaçado por outras nações - causando guerras.

---

Assistir o trailer é uma coisa, o filme é outra. Bee Movie me decepcionou nesse sentido. Fico feliz em saber que a vida das abelhas é bem diferente desse formato de vida americano.

Nenhum comentário: