Emília é provavelmente uma das personagens mais carismáticas já inventadas por um autor. É engraçado pensar que ela foi criada no início do século XX por Monteiro Lobato, já que seus pensamentos são até um pouco atuais.
Quer dizer, engraçado nada. Ela apenas representa a criança na sua forma mais natural possível. Ela às vezes chega até a assustar por suas frases e é reprendida pelos mais velhos por apenas ser sincera - e muito inteligente. A boneca da Narizinho que ganhou vida é a Emília que existe dentro de todas as crianças.
E hoje, no fim do mês da criança, o possível pensamento da boneca de pano mais famosa do Brasil para essa eleição de presidente. Porque política pode ser sim assunto de criança. Bobo daquele(a) que quer crescer logo, pois não tem época melhor na vida.
---
Era uma vez uma bruxa muito má. Certo dia ela resolveu se candidatar a presidência de um certo país com o pretexto de destruir todas as florestas para introduzir uma espécie muito exótica, denominada pelos cientistas políticos por uma sigla.
A feiticeira até tentou mudar a aparência com cirurgias plásticas, para sua fisionomia lembrar a do antecessor, que de nada adiantaram, pois ela continuou sendo uma fealdade.
Nas horas de folga ficava em seu castelo ficava fazendo bruxarias com o número do azar.
E essa instituição foi crescendo e aparecendo. Os animais sumiram. As árvores foram destruídas. Até na lama ela cresceu. As pedras foram tomadas. Rios e lagos, esses não existiam mais - secaram. A biodiversidade sumiu. Os biomas nunca mais foram os mesmos.
A bruxa não parava por aí. Queria mais e mais. Falava em siglas e projetos estranhos que confundiam o povo. Uma semana antes do segundo turno começou a falar em meio ambiente, assunto que aparentemente odeia.
E a bruxa conseguiu o que queria. Ser a candidata da mudança. A mudança retrógrada. Neste momento, institutos de pesquisa afirmam que tudo indica sua vitória. É bom lembrar que dia 31, data das eleições, é Halloween.
* O texto acima não é de autoria de Monteiro Lobato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário